segunda-feira, 13 de abril de 2015

5º Congresso de Panificação e Confeitaria

Lançamento de Pesquisa de Consumo


Nesta sexta-feira 10/04/2015, na sede do Sistema FIRJAN no Rio de Janeiro aconteceu o 5º Congresso de Panificação e Confeitaria. O evento realizado pelo IPC-RJ, ABIP e Movimento Sindical, teve como tema “Feito Com Amor e uma pitada de design”.

 A abertura foi feita pelo presidente da Casa Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira que em seu breve discurso falou sobre a importância do setor resaltando as “madeleines”, pelo presidente da ABIP, Sr. José Batista de Oliveira elucidando sobre dois calos que atravanca o seguimento: NR 12 e energia elétrica encerrando com a frase “ser criativo, ousado, criando situações para retorno. Essa crise é deles, não é nossa”. Finalizado, Sérgio Bousquet, coordenador do setor no estado faz um convite a união mencionando “As medidas não podem ser isoladas e não pontuais, tem temperes, tem soluções”.

 Hilda Nogueira Alves Rocha responsável pelo lançamento da pesquisa de comportamento de consumo nas padarias do estado do Rio trouxe para o evento o resultado dos questionamentos levantados. Colocando que a pesquisa vem da inquietação realizou o trabalho ouvindo quem manda no negócio, o cliente.

Três estilos diferentes de empresas no ramo de panificação e confeitaria foram alvos da pesquisa: tradicional, Goumet e Boluangerie. O resultado foi apresentados nos vários quadros comparativos levantados na grande metrópole e no interior do estado.

Ângela Carvalho Designer pontua o tema conceituado “Designer é uma ponte entre você e o outro que acontece através dos cinco sentidos. É o trabalho de criar emoções, desejos, sonhos, beleza e estética.
Com algumas interrogações como: Quem sou? O que faço? Porque o que faço é importante?
Lançou como desafio - design estratégico ferramenta para construir o negócio.

Na segunda parte do evento entrou-se no cerni do tema “feito com amor”. Três tipos diferentes de profissionais apresentaram suas experiências.

Rodrigo Ayres – Sócio-proprietário da Boulangerie Carioca. Ousado irreverente, deixou uma carreira promissora em São Paulo e investiu num sonho com base no “seu Manoel – o português da padaria”.

Jonas Pinheiro da empresa de Branding que trabalhou os detalhes garantindo o sucesso da Empório Jardim.

E Regina Corato - Alquimia do Pão. Apaixonada pelo que faz é sócia-proprietária da empresa de estilo tradicional, tem como desfio alinhar os serviços aos desejos do cliente.

O que essas pessoas têm em comum? O brilho no olhar a empolgação no falar, o amor ao que fazem esse sim é o verdadeiro sucesso de cada negócio.

Descrevendo ainda “Feito com amor” a equipe que trabalhou para o sucesso do evento caprichou desde a escolha do hotel que teve o salão decorado com produtos de panificação ao local do evento cuja ...“uma pitada de design” pode ser notado da entrada com produtos feitos por alunos da escola SENAI as luminárias com design de utensílios utilizados nas padarias e confeitarias.

O último tema abordado foi recursos e oportunidades para o setor de panificação momento em que uma frase dita há algum tempo pelo presidente do SIPAL Sr. José Tadeu Rodrigues Almeida foi lembrada “A verba existe e se vocês quiserem, colem com agente. Se não quiserem, bicho, sinto muito eu quero.”

No encerramento, os agradecimentos ficaram por conta de José Tadeu e Alessandra Cabral – Sistema FIRJAN.

Nós aqui do SIPAL deixamos a dica: tem para todos, se quiserem colem conosco.